A psicologia positiva é uma nova área que tem despertado o interesse de pesquisadores, profissionais e estudantes em todo o mundo. É a mais recente escola de Psicologia e também a que mais cresce no mundo, tendo recebido investimento massivo em pesquisa desde o discurso presidencial de Martin Seligman na American Psychological Association (APA) em 1998.
A área tem foco no estudo das emoções positivas, virtudes e forças de caráter, entre muitos outros conceitos, tendo como objetivo o florescimento de pessoas, instituições, comunidades e nações. Surgiram diversos jornais científicos, sites e blogs, e foram criados diversos programas de mestrado e doutorado em importantes universidades. A área tem recebido destaque na mídia internacional como Time, Newsweek, U.S. News, World Report, New York Times, e na mídia nacional como TV UOL, programas da Rede Globo de televisão, artigos nas revistas Isto É, Veja, e outras. Tivemos a criação de diversas associações de psicologia positiva no mundo e na América Latina, e a IPPA, Internacional Positive Psychology Association, com a qual a APPAL tornou-se afiliada desde 2012, tem associados de mais de 70 países.
No Brasil, temos a Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABPP) que realizou seu segundo congresso nacional em 2016. APPAL e ABPP são instituições parceiras e que se apóiam mutuamente nos eventos, pesquisas e atividades desenvolvidas na promoção do florescimento. Outras iniciativas nacionais se destacam como a Biblioteca Positiva, o Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva, o Instituto Internacional de Psicologia Positiva, entre muitas outras.
A APPAL é uma associação sem fins lucrativos, fundada em Outubro de 2010.
A APPAL tem diversas missões:
Propiciar meios para o estudo da psicologia positiva, aproximando o poder público, o meio acadêmico, parceiros privados e o público em geral.
Sistematizar e disseminar a psicologia positiva fomentando a produção de conhecimento sobre a mesma, adotando outras iniciativas educacionais.
Promover a ciência e prática da Psicologia Positiva na América Latina, assim como, facilitar a comunicação, colaboração de pessoas interessadas em desenvolver pesquisas na área.
Compartilhar achados em psicologia positiva pela publicação de livros.
Junte-se a nós em nossa missão compartilhada de apoiar a disseminação da área associando-se a nossa comunidade, e você ficará constantemente atualizado sobre novos desenvolvimentos e eventos nacionais e internacionais.
Marco Callegaro, Conselheiro Administrativo da APPAL.
Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e fundador do Instituto FLOW de Psicologia Positiva, Coaching e Liderança. Autor do livro Flow e Psicologia Positiva: Estado de fluxo, motivação e alto desempenho, e coautor dos livros Psicologia Positiva: Teoria, Pesquisa e Intervenção, e Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho. É mastercoach e trainer do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Trabalhou durante seis anos como pesquisador em Ciências do Bem-Estar na Natura. É professor dos MBAs Executivos em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG, Liderança e Gestão Organizacional na FranklinCovey Business School, Desenvolvimento do Potencial Humano na Vital Smarts e na Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching no IBC. Atuou como professor-convidado do curso de Pós-Graduação em Qualidade de Vida no Trabalho na FIA. Atende como psicoterapeuta e coach no Higienópolis Medical Center. Apresentou pesquisas em Congressos Brasileiros, Internacionais e Mundiais de Psicologia Positiva (EUA, Europa e Canadá). Em 2014, foi orador do TEDx sobre Felicidade, Flow e Psicologia Positiva. É autor do blog http://www.flowpsicologiapositiva.com.
Pós Graduado em Marketing pela FGV SP, formado em Comunicações pela ECA SP e formado em Psicologia pela Faculdade UniPaulistana, título de Especialista em Produção Industrial pela Fashion Institute of Technology (FIT), EUA, título de especialista em Terapia de Família e Casal pela Escola Vínculo Vida. Administrou durante muitos anos empresas nacionais e multinacionais, até abrir consultório próprio e fundar a Carevolution LTDA, consultoria especializada no desenvolvimento de programas de qualidade de vida e coaching para empresas com objetivo estimular a mudança de comportamento a favor da saúde para grandes populações. Ao mesmo tempo em que abriu a Carevolution, idealizou uma associação de Psicologia Positiva no Brasil como um berço de pesquisas científicas na área, logo ajudou e investiu na fundação da APPAL. Atualmente é CEO da Carevolution LTDA, Conselheiro da Aliança para a Saúde Populacional (ASAP), sócio no Brasil da Wellcoaches Corporation.
Doutorado pelo Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Mestrado pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Especialização em Medicina Comportamental e Terapia Cognitiva da UNIFESP. Psicólogo clínico à mais de 20 anos, com ampla participação em congressos e cursos sobre Estresse, Resiliência e Psicologia Positiva, no âmbito Nacional e Internacional. Atualmente é membro do IPPA, International Positive Psychology Association. Formação do campo da Psicologia Positiva: Curso sobre as Forças e Virtudes do Caráter. VIA Institute on Character. Washington, DC. Outubro de 2009. Lições da Ciência e Prática da Psicologia Positiva. London Health Sciences Centre, 2009. Educação em Resiliência.Transforming Stress intoResilience. University of Texas, 2008. Atualmente dirige o CEPP, Centro de Estudos em Psicologia Positiva, cujo propósito é o ensino e a divulgação da Psicologia Positiva para profissionais da área, assim como, para o público leigo.
Pós-Graduada em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Instituto do Coração – InCor do HC-FMUSP, Pós-Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental e em Psicologia Hospitalar pelo HC-FMUSP, Título de Especialista em Psicologia Hospitalar. Trabalhou desde 2003 no Movere – Núcleo de Atividades Esportivas e Instituto Movere de Ações Comunitárias até 2009, desenvolvendo trabalhos junto a equipe multiprofissional e atendimentos individuais e em grupo à crianças e suas famílias. Atualmente atua na área de atendimento clínico em consultório (crianças e adultos), desenvolve programas de orientação à pais e de Qualidade de Vida nas Empresas sendo Diretora da Empresa Carevolution. Experiência em gestão de equipes multiprofissionais, novos produtos, mapeamento e gestão de pacientes na área de psicologia. Founding Fellow do Institute of Coaching Professional Association at McLean Hospital – Harvard Medical School Affiliate. Master Coach em Health and Wellness pela Wellcoaches – E.U.A., Co editora do site br.positivepsychologynews.com.
Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo com a dissertação intitulada:Otimismo, Suporte Social e Valores do Trabalho como Antecedentes de Bem Estar Subjetivo de Trabalhadores. Tem formação em Psicologia (2001) e Engenharia Civil (1980). Seu trabalho visa o aprimoramento das faculdades positivas biopsicossociais e espirituais que facilitem a realização do propósito de vida individual e coletivo e a consequente produção de bens e serviços que visem o bem estar de indivíduos, famílias e organizações. É mestre em Psicologia da Saúde com foco em Psicologia Positiva. Como voluntária em Instituição Beneficente realiza, sistematicamente, palestras, psicoterapia, aconselhamento profissional e constelações familiares e organizacionais sistêmicas.
Graduada pela Worcester State University – WSU – E.U.A., Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP, Pós-graduada em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSPUSP, Wellness Coach pela Wellchoaches – E.U.A., Tradutora Intérprete Médica certificada pela Universidade de Massachussets – UMass Medical School– E.U.A. Atua na área educacional e clínica com foco na psicologia positiva. Co-editora do site br.positivepsychologynews.com
Psicólogo clínico, Mestre em Neurociências e Comportamento. Diretor do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC), Diretor do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC), Presidente fundador da Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina (ATC/SC), Presidente do III Congresso do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC 2012). Presidente da Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC) gestão 2009-2011. Autor do livro O Novo Inconsciente: Como a Terapia Cognitiva e as Neurociências revolucionaram o modelo do processamento mental (Artmed, 2011) que em 2012 recebeu o Prêmio Jabuti de literatura.
Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da UFRJ, Professora do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Vice-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro(ATC-Rio), e Membro do comitê Ético da Associação Brasileira de Stress(ABS)
Psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-graduação em Psicoterapia Cognitiva Construtivista e especialização latu sensu na área de gestão empresarial, com especialização em Virtudes e Forças Pessoais pelo VIA Institute on Character, EUA. Desde 1997 vem atuando como consultora na área de comportamento humano junto à empresas como Coca-Cola, BASF, Merril Lynch, Accenture, British Petroleum, Unilever, Bradesco, dentre outras. É consultora da ControlRisksGroup, realizando acompanhamento psicológico em casos de sequestros e crises corporativas. É também professora em cursos de pós graduaçãoe MBAs em instituições como São Paulo Business Schooll (BSP), USCS e PUC-SP, tendo sido coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas da Trevisan Escola de Negócios. É também membro do comitê científico da Associação Brasileira de qualidade de Vida (ABQV) e assina uma coluna mensal sobre Psicologia Positiva na revista Psique da editora Escala.Atualmente dirige o Instituto de Psicologia Positiva Comportamento, cujo propósito é o ensino, a pesquisa e a divulgação da Psicologia Positiva no Brasil. Sua pesquisa de doutorado sobre Psicologia Positiva e Felicidade foi a primeira tese brasileira sobre o tema (disponível em www.teses.usp.br).
Professora dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Áreas de concentração: Desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, Desenvolvimento pró-social, Resiliência e vulnerabilidade. Pesquisadora do CNPq, Coordenadora do Núcleo de Estudos Psicológicos sobre Meninos(as) de Rua (CEP-RUA), Instituto de Psicologia, UFRGS, Coordenadora do Núcleo da Criança e do Adolescente (CRIAD), Departamento de Desenvolvimento e Educação Social, PROREXT/UFRGS.Editora da Revista Psicologia Reflexão e Crítica, Editora Associada do ChildDevelopment Abstracts &Bibliography, Professora colaboradora do Programa PET-CAPES.