sobre a appal e a psicologia positiva

A psicologia positiva é uma nova área que tem despertado o interesse de pesquisadores, profissionais e estudantes em todo o mundo. É a mais recente escola de Psicologia e também a que mais cresce no mundo, tendo recebido investimento massivo em pesquisa desde o discurso presidencial de Martin Seligman na American Psychological Association (APA) em 1998.

A área tem foco no estudo das emoções positivas, virtudes e forças de caráter, entre muitos outros conceitos, tendo como objetivo o florescimento de pessoas, instituições, comunidades e nações. Surgiram diversos jornais científicos, sites e blogs, e foram criados diversos programas de mestrado e doutorado em importantes universidades. A área tem recebido destaque na mídia internacional como Time, Newsweek, U.S. News, World Report, New York Times, e na mídia nacional como TV UOL, programas da Rede Globo de televisão, artigos nas revistas Isto É, Veja, e outras. Tivemos a criação de diversas associações de psicologia positiva no mundo e na América Latina, e a IPPA, Internacional Positive Psychology Association, com a qual a APPAL tornou-se afiliada desde 2012, tem associados de mais de 70 países.

No Brasil, temos a Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABPP) que realizou seu segundo congresso nacional em 2016. APPAL e ABPP são instituições parceiras e que se apóiam mutuamente nos eventos, pesquisas e atividades desenvolvidas na promoção do florescimento. Outras iniciativas nacionais se destacam como a Biblioteca Positiva, o Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva, o Instituto Internacional de Psicologia Positiva, entre muitas outras.

A APPAL é uma associação sem fins lucrativos, fundada em Outubro de 2010.

Constituída com o objetivo de difundir a psicologia positiva, visa fazer com que os profissionais contemporâneos adotem uma visão mais apreciativa dos potenciais, motivações e capacidades humanas.

A APPAL tem diversas missões:

Propiciar meios para o estudo da psicologia positiva, aproximando o poder público, o meio acadêmico, parceiros privados e o público em geral.

Sistematizar e disseminar a psicologia positiva fomentando a produção de conhecimento sobre a mesma, adotando outras iniciativas educacionais.

Promover a ciência e prática da Psicologia Positiva na América Latina, assim como, facilitar a comunicação, colaboração de pessoas interessadas em desenvolver pesquisas na área.

Compartilhar achados em psicologia positiva pela publicação de livros.

Junte-se a nós em nossa missão compartilhada de apoiar a disseminação da área associando-se a nossa comunidade, e você ficará constantemente atualizado sobre novos desenvolvimentos e eventos nacionais e internacionais.

Marco Callegaro, Conselheiro Administrativo da APPAL.

Membros do conselho administrativo appal

HELDER KAMEI

Presidente
Psicólogo – CRP 06/78124

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e fundador do Instituto FLOW de Psicologia Positiva, Coaching e Liderança. Autor do livro Flow e Psicologia Positiva: Estado de fluxo, motivação e alto desempenho, e coautor dos livros Psicologia Positiva: Teoria, Pesquisa e Intervenção, e Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho. É mastercoach e trainer do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Trabalhou durante seis anos como pesquisador em Ciências do Bem-Estar na Natura. É professor dos MBAs Executivos em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG, Liderança e Gestão Organizacional na FranklinCovey Business School, Desenvolvimento do Potencial Humano na Vital Smarts e na Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching no IBC. Atuou como professor-convidado do curso de Pós-Graduação em Qualidade de Vida no Trabalho na FIA. Atende como psicoterapeuta e coach no Higienópolis Medical Center. Apresentou pesquisas em Congressos Brasileiros, Internacionais e Mundiais de Psicologia Positiva (EUA, Europa e Canadá).  Em 2014, foi orador do TEDx sobre Felicidade, Flow e Psicologia Positiva. É autor do blog http://www.flowpsicologiapositiva.com.

Ted Feder

conselheiro administrativo
Psicólogo – CRP: 71946

Pós Graduado em Marketing pela FGV SP, formado em Comunicações pela ECA SP e formado em Psicologia pela Faculdade UniPaulistana,  título de Especialista em Produção Industrial pela Fashion Institute of Technology (FIT), EUA, título de especialista em Terapia de Família e Casal pela Escola Vínculo Vida.  Administrou durante muitos anos empresas nacionais e multinacionais, até abrir consultório próprio e fundar a Carevolution LTDA, consultoria especializada no desenvolvimento de programas de qualidade de vida e coaching para empresas com objetivo estimular a mudança de comportamento a favor da saúde para grandes populações. Ao mesmo tempo em que abriu a Carevolution, idealizou uma associação de Psicologia Positiva no Brasil como um berço de pesquisas científicas na área, logo ajudou e investiu na fundação da APPAL. Atualmente é CEO da Carevolution LTDA, Conselheiro da Aliança para a Saúde Populacional (ASAP), sócio no Brasil da Wellcoaches Corporation.

Fábio Roberto Munhoz dos Santos

Conselheiro fiscal e administrativo
Psicólogo – CRP: 45100

Doutorado pelo Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Mestrado pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP.   Especialização em Medicina Comportamental e Terapia Cognitiva da UNIFESP. Psicólogo clínico à mais de 20 anos, com ampla participação em congressos e cursos sobre Estresse, Resiliência e Psicologia Positiva, no âmbito Nacional e Internacional. Atualmente é membro do IPPA, International Positive Psychology Association. Formação do campo da Psicologia Positiva: Curso sobre as Forças e Virtudes do Caráter. VIA Institute on Character. Washington, DC. Outubro de 2009.   Lições da Ciência e Prática da Psicologia Positiva. London Health Sciences Centre, 2009. Educação em Resiliência.Transforming Stress intoResilience. University of Texas, 2008. Atualmente dirige o CEPP, Centro de Estudos em Psicologia Positiva, cujo propósito é o ensino e a divulgação da Psicologia Positiva para profissionais da área, assim como, para o público leigo.

Patrícia Carlos de Andrade

Conselheira Administrativa
Economista

Economista, graduada, com mestrado pela PUC-RJ, tendo cursado, sem concluir a tese, o programa de doutorado da Universidade da Pensilvânia. Trabalhou nos bancos Icatu e JPMorgan.

Autora do livro “Oriente-se Guia de Profissões e Mercado de Trabalho”, lançado em 2000. Foi diretora executiva do Instituto Millenium no periodo de 2005 a 2008, do qual hoje é Presidente do Conselho de Governança.

Atualmente cursando mestrado em Psicologia Positiva na Universidade da Pensilvânia/ EUA.

Daniela Levy

fundadora, ex-presidente, conselheira adm.
Psicóloga – CRP: 58195

Pós-Graduada em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Instituto do Coração – InCor do HC-FMUSP, Pós-Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental  e em Psicologia Hospitalar pelo HC-FMUSP, Título de Especialista em Psicologia Hospitalar. Trabalhou desde 2003 no Movere – Núcleo de Atividades Esportivas e Instituto Movere de Ações Comunitárias até 2009, desenvolvendo trabalhos junto a equipe multiprofissional e atendimentos individuais e em grupo à crianças e suas famílias. Atualmente atua na área de atendimento clínico em consultório (crianças e adultos), desenvolve programas de orientação à pais e de Qualidade de Vida nas Empresas sendo Diretora da Empresa Carevolution. Experiência em gestão de equipes multiprofissionais, novos produtos, mapeamento e gestão de pacientes na área de psicologia. Founding Fellow do Institute of Coaching Professional Association at McLean Hospital – Harvard Medical School Affiliate. Master Coach em Health and Wellness pela Wellcoaches – E.U.A., Co editora do site br.positivepsychologynews.com.

Lúcia Helena Walendy de Freitas

Conselheira administrativa
Psicóloga – CRP: 66421

Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo com a dissertação intitulada:Otimismo, Suporte Social e Valores do Trabalho como Antecedentes de Bem Estar Subjetivo de Trabalhadores. Tem formação em Psicologia (2001) e Engenharia Civil (1980). Seu trabalho visa o aprimoramento das faculdades positivas biopsicossociais e espirituais que facilitem a realização do propósito de vida individual e coletivo e a consequente produção de bens e serviços que visem o bem estar de indivíduos, famílias e organizações. É mestre em Psicologia da Saúde com foco em Psicologia Positiva. Como voluntária em Instituição Beneficente realiza, sistematicamente, palestras, psicoterapia, aconselhamento profissional e constelações familiares e organizacionais sistêmicas.

Gilmara Gleis Ebers

Secretária
Psicóloga - CRP: 117260

Graduada pela Worcester State University – WSU – E.U.A., Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP, Pós-graduada em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSPUSP, Wellness Coach pela Wellchoaches – E.U.A., Tradutora Intérprete Médica certificada pela Universidade de Massachussets – UMass Medical School– E.U.A. Atua na área educacional e clínica com foco na psicologia positiva. Co-editora do site br.positivepsychologynews.com

MARCO CALLEGARO

ex-presidente, Conselheiro administrativo
Psicólogo – CRP: 12/00582

Psicólogo clínico, Mestre em Neurociências e Comportamento. Diretor do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC), Diretor do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC), Presidente fundador da Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina (ATC/SC), Presidente do III Congresso do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC 2012). Presidente da Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC) gestão 2009-2011. Autor do livro O Novo Inconsciente: Como a Terapia Cognitiva e as Neurociências revolucionaram o modelo do processamento mental (Artmed, 2011) que em 2012 recebeu o Prêmio Jabuti de literatura.

Corpo Científico APPAL

Paula Rui Ventura

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da UFRJ, Professora do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Vice-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro(ATC-Rio), e Membro do comitê Ético da Associação Brasileira de Stress(ABS)

Lilian Graziano

Psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-graduação em Psicoterapia Cognitiva Construtivista e especialização latu sensu na área de gestão empresarial, com especialização em Virtudes e Forças Pessoais pelo VIA Institute on Character, EUA. Desde 1997 vem atuando como consultora na área de comportamento humano junto à empresas como Coca-Cola, BASF, Merril Lynch, Accenture, British Petroleum, Unilever, Bradesco, dentre outras. É consultora da ControlRisksGroup, realizando acompanhamento psicológico em casos de sequestros e crises corporativas. É também professora em cursos de pós graduaçãoe MBAs em instituições como São Paulo Business Schooll (BSP), USCS e PUC-SP, tendo sido coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas da Trevisan Escola de Negócios. É também membro do comitê científico da Associação Brasileira de qualidade de Vida (ABQV) e assina uma coluna mensal sobre Psicologia Positiva na revista Psique da editora Escala.Atualmente dirige o Instituto de Psicologia Positiva Comportamento, cujo propósito é o ensino, a pesquisa e a divulgação da Psicologia Positiva no Brasil. Sua pesquisa de doutorado sobre Psicologia Positiva e Felicidade foi a primeira tese brasileira sobre o tema (disponível em www.teses.usp.br).

Silvia Helena Koller

Professora dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Áreas de concentração: Desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, Desenvolvimento pró-social, Resiliência e vulnerabilidade. Pesquisadora do CNPq, Coordenadora do Núcleo de Estudos Psicológicos sobre Meninos(as) de Rua (CEP-RUA), Instituto de Psicologia, UFRGS, Coordenadora do Núcleo da Criança e do Adolescente (CRIAD), Departamento de Desenvolvimento e Educação Social, PROREXT/UFRGS.Editora da Revista Psicologia Reflexão e Crítica, Editora Associada do ChildDevelopment Abstracts &Bibliography, Professora colaboradora do Programa PET-CAPES.